O projeto "O Choro e Sua História" continua. Nesta segunda-feira, o regional "Izaías e Seus Chorões" recebe o conjunto Madeira de Vento, no Teatro Denoy de Oliveira, Sede Central da UMES, às 20h30. O homenageado da noite será o clarinetista e compositor K-Ximbinho.
O Madeira de Vento, formado em 1998, é um quinteto de clarinetas que faz música de câmara misturando elementos da música clássica, da MPB, das rodas de choro e das bandas de coreto.
Sebastião de Barros, o K-Ximbinho, nasceu em 1917 na cidade de Taipu (RN), onde estudou clarineta ainda na infância. Mais tarde, mudou-se para Natal, ingressando em um conjunto de jazz. Ao servir o Exército, experiente na música apesar da pouca idade, teve contato com o saxofone, o que lhe rendeu o apelido. Nas orquestras, descolbriu seu talento para o choro. Aos 21 anos de idade tornou-se membro da Orquestra Tabajara, de Severino Araújo, em João Pessoa (PB), gravando pela primeira vez, em 1946, a sua obra "Sonoroso". Várias composições de sua autoria se tornaram clássicos do choro, tais como "Eu Quero É Sossego", "Saudades de um Clarinete" e "Gilka". Deixou cerca de 40 obras gravadas, desde os choros mais tradicionais até os mais modernos. K-Ximbinho faleceu em 1980, no Rio de Janeiro.
Além dos ilustres Izaías Bueno de Almeida (bandolim) e Israel Bueno de Almeida (violão de 7 cordas), a excelente formação do conjunto Izaías e Seus Chorões é completada por Edmilson Capelupi (violão), Haroldo Capelupi (cavaquinho) e Zequinha (pandeiro).
Teatro Denoy de Oliveira
Sede Central da UMES
Rua Rui Barbosa, 323
Bela Vista - São Paulo
Segunda-feira (25/05)
20h30
Entrada franca
Mais informações pelo (11) 3289-7475
Nenhum comentário:
Postar um comentário