segunda-feira, 9 de junho de 2008

ANDRÉ DINIZ - CHORO, SAMBA E MUITO MAIS...

Para quem gosta de chorinho ou para quem quer conhecer e saber mais sobre o gênero musical mais brasileiro que existe, uma dica é o Almanaque do Choro, de André Diniz. André Diniz da Silva nasceu no dia 20 de Novembro de 1969, em Niterói, onde vive até hoje. Formado em História pela UFF, mestre pela Uni-Rio e doutorando em Literatura Brasileira pela UFF, André Diniz é pesquisador da Música Popular Brasileira, com diversos livros publicados, entre eles, o Almanaque do Choro, o Almanaque do Samba e outros.
André Diniz esteve em Resende no dia 9 de dezembro de 2004, para o lançamento oficial do grupo Nós Nas Cordas. Na oportunidade, também lançou o Almanaque do Choro. Simpático, comunicativo, alegre e amante da boa música, André é um grande incentivador da cultura, do choro e do samba.









ALMANAQUE DO CHORO










'Almanaque do Choro' é um guia sobre o gênero musical que Heitor Villa-Lobos afirmava ser a 'alma musical do povo brasileiro'. É uma introdução ao universo do choro, com sua origem e quase 150 anos de história, em uma linguagem clara mesmo para quem desconhece música. Além de apresentar os principais músicos, compositores e instrumentos do gênero, esse livro traz ainda - pequena cronologia do choro; cerca de 80 fotografias e ilustrações; depoimentos de músicos; dicas de onde se pode ouvir choro e como adquirir CDs e livros sobre o gênero. É maravilhoso!





ALMANAQUE DO SAMBA






Histórias, curiosidades, pequenas biografias de diversos bambas do samba e muitas ilustrações dão o tom cadenciado ao Almanaque do Samba, do historiador André Diniz. Seguindo o sucesso do Almanaque do choro, o autor faz um rico passeio pela história do samba - das raízes mestiças, passando pela bossa nova e pelas canções dos festivais, até suas incursões pelo rock e pela música eletrônica.Com uma prosa leve e informativa, André Diniz revela como os rumos da cultura e da política nacionais se relacionam com o desenvolvimento do samba, e discute suas raízes e influências.Mais de 100 imagens e 80 boxes com informações complementares compõem um painel muito bem ilustrado nesse Almanaque, que possui ainda o mérito de destacar a pluralidade e a diversidade do samba. Leitura indispensável a todos que apreciam a música popular, o livro traz ainda:
· uma discografia comentada com os discos mais relevantes de diversos compositores e intérpretes (elaborada pelo colecionador Flavio Torres)
· lista de lugares onde se pode ouvir bom samba em todo o Brasil
· bibliografia selecionada
· cronologia do samba






JOAQUIM CALLADO



DINIZ, André. Joaquim Callado, O pai dos Chorões.
Rio de Janeiro: arte_fato produto cultural, 2002, 112 pg.










Com simplicidade, ritmo e requinte, o texto de André Diniz nos conduz ao nascimento de um dos mais belos gêneros musicais brasileiros, o Choro, na flauta de ébano do mago Joaquim Antonio da Silva Callado Junior, o “pai dos chorões”. Uma breve vida de apenas 32 anos e um legado imortal daquele que se tornou o músico mais popular da segunda metade do século XIX. Aluno do maestro Henrique Alves de Mesquita, professor-Adjunto do Conservatório de Música, Comendador da Ordem da Rosa, protetor e amigo da maestrina Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado organizou os primeiros grupos de pau e corda do Rio de Janeiro e foi o precursor da flauta nos grupos de Choro. A vida deste fenômeno musical foi narrada por André Diniz a partir de informações que estavam fragmentadas em jornais, revistas, livros arquivos públicos e particulares. O autor reuniu e sistematizou as informações que nos dão uma visão panorâmica do tempo em que o músico viveu e o seu papel na música popular carioca e brasileira.





O RIO MUSICAL DE ANACLETO DE MEDEIROS









O lançamento deste livro foi maravilhoso! Dia 11 de agosto de 2007, na barca Rio-Paquetá, em dia ensolarado e lindo. Roda de choro na ida e na volta. Um espetáculo! Ao chegarmos em Paquetá fomos todos à Biblioteca Popular de Paquetá para assistirmos a apresentação da orquestra Bem me Quer e para André dar continuidade aos autógrafos.






Grande André Diniz!!!!!








Além de ouvir chorinho durante a travessia para Paquetá, curtir um passeio delicioso e testemunhar mais um sucesso de André, ainda conheci pessoas fantásticas!!!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Apenas uma mulher apaixonada pela vida. Emoção. Sinceridade. Transparência. Essa sou eu.
eXTReMe Tracker