sexta-feira, 26 de junho de 2009

NÓS NAS CORDAS NO JAZZ VILLAGE...

O grupo de chorinho de Resende, 'Nós nas Cordas', se apresenta neste sábado, dia 27, no Jazz Village Bistrô, na Colônia Finlandesa de Penedo, em Itatiaia. A apresentação encerra a programação de junho da casa, que no próximo mês será palco do Penedo Winter Jazz, festival que está em sua quarta edição.








Único grupo de choro na história de Resende, o 'Nós Nas Cordas' foi lançado oficialmente em dezembro de 2004. Antes mesmo de seu lançamento oficial, o grupo conquistou o Troféu Macedo Miranda na categoria Cultura Popular.



Em 2006, fez o show de abertura de Nilze de Carvalho e Walter Alfaiate no Festival de Inverno de Penedo, e participou do FEMUVRE – Festival de Música de Volta Redonda –conquistando o segundo lugar interpretando, com Sara Bentes, "Atrevida", de Guido de Castro e Laís Amaral. Em 2007, com a mesma música, conquistou o terceiro lugar no XXVI Festival de Música Popular de Piraí (FEMUPI). O grupo está sempre participando de Festivais e eventos.



De 2004 até os dias de hoje, o grupo passou por mudanças. Dos componentes originais, ficaram João Paulo (violão sete cordas) e Zeca (flauta). Hoje, além de JP e Zeca, o grupo é formado também por Nicholas (cavaquinho) e Chiquinho (pandeiro).








Com um repertório que passa por Valdir Azevedo, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Jacob do Bandolim - entre outros grandes nomes do gênero - chegando aos compositores atuais, o “Nós Nas Cordas” permanece fiel à mesma proposta de sua formação original, em 2003: divulgar o choro em Resende e na região.


Nós Nas Cordas
Jazz Village Bistrô
Rua Toivo Suni, s/n - (Pousada Pequena Suécia)
Penedo - RJ
(24) 3351.1275
Couvert: R$ 25

sábado, 13 de junho de 2009

CHORO EM PENEDO...

Para quem está em Penedo e quer curtir este sábado de sol e céu azul, a dica é o choro com o grupo Nós Nas Cordas, no Pé de Canela. Começa às 16h30 e vai até às 20h30. O Pé de Canela fica na Avenida das Mangueiras, ao lado do Sorvete Finlandês. Tudo de bom!

CHORO NA PRAÇA XV...

A tradicional feirinha da Praça XV acontece sempre no segundo sábado de cada mês, cheia de antiguidades bacanas. Neste sábado, dia 13, o chorinho vai rolar com o grupo Novos Chorões, formado por Allan 7 cordas (violão 7 cordas), Ronaldo Rodrigues (bandolim), Giovani Nobre (cavaco), Flávia Castilho (flauta) e Felipe Lélis (pandeiro).

Mercado Cultural da Pça. XV -Esquina da Fama
Entre a Rua do Mercado e a Rua do Ouvidor
13/06/09
Sábado
14h
Entrada franca


Informações da Agenda do Samba & do Choro

quinta-feira, 11 de junho de 2009

INSCRIÇÕES ABERTAS NA EPM!!!

Essa notícia é para quem quer entrar no mundo do Choro! A Escola Portátil de Música está com inscrições abertas para o segundo semestre!!! As aulas são ministradas aos sábados e as inscrições vão de 15 de junho ao dia 15 de julho. Mas, fique esperto: as vagas são limitadíssimas!!!




Clique na imagem para ampliar

Mais informações pelo (21) 2242.3597 ou epm@escolaportatil.com.br

Informações da EPM


terça-feira, 9 de junho de 2009

VIRADÃO CARIOCA SEM CHORO...

O Instituto Jacob do Bandolim e o Instituto Casa do Choro (responsável pela Escola Portátil de Música) assinaram uma nota conjunta sobre a nítida ausência do Choro no Viradão Cultural. Importante citar que a ideia não é criticar o recente Viradão Cultural, e sim cobrar que ele tenha mais choro, ok? Afinal, o evento está previsto para acontecer todo ano e a sugestão só irá torná-lo melhor!



A Agenda do Samba & do Choro publicou a nota na íntegra. E eu, como admiradora e divulgadora do gênero, empresária de um grupo de Choro e blogueira, também reproduzo a nota aqui.

Portanto..Alôôôô Jandira Feghali!!!


O Choro e o Viradão Cultural



No recente Viradão Cultural, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, causou estranheza a forma com que o primeiro e mais autêntico gênero musical carioca, o Choro, foi tratado.

Nos cerca de 300 eventos culturais, chamou atenção a ausência de nomes tradicionais do gênero, dentre eles: Altamiro Carrilho, Hamilton de Holanda, Zé da Velha, Joel Nascimento, Déo Rian, Paulo Moura, Época de Ouro, Galo Preto, Maurício Carrilho, Henrique Cazes, Água de Moringa, Luciana Rabello, Luiz Otavio Braga, Eduardo Neves, Silvério Pontes, Paulo Sergio Santos, Nó em Pingo d’Água e paramos aqui, pois a lista é extensa. Em suma, as apresentações de choro corresponderam a cerca de 1% dos eventos musicais, isso em pleno Rio de Janeiro.

Estamos falando da cidade onde esse gênero centenário nasceu, e partir daqui se tornou internacional, e que teve como diletos construtores: Irineu de Almeida, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga e Waldir Azevedo, ilustres cariocas, que, certamente, não aprovariam esse tratamento.


Esse lastimável equívoco se dá, paradoxalmente, num momento de grande atividade, com a consolidação de experiências vitoriosas no campo do ensino musical como as desenvolvidas pela Escola Portátil de Música, a Escola de Música da Rocinha e a Associação de Compositores da Baixada Fluminense, que, somados, receberam nos dois últimos anos, mais de mil e quinhentos jovens alunos interessados no aprendizado desse gênero.

Regularmente, músicos de choro são convidados para se apresentar em palcos pelo país e no exterior, e os turistas que aqui chegam, vem com recomendação especial de conhecer o "... chorinho carioca..."

O choro representa hoje uma rede social organizada, que tem lutado para preservar seus acervos e divulgá-los, com resultados expressivos, como atestam os trabalhos realizados pelo Instituto Jacob do Bandolim, que numa parceria com o Museu da Imagem e do Som vem digitalizando o enorme acervo deixado por seu patrono, o que inclui 6.000 partituras e 400 horas de gravações, e pelo Instituto Casa do Choro, que promove o resgate de milhares de partituras dos pioneiros do Choro, no Séc. XIX, material disponibilizado à sociedade.


Enfim, se é louvável a iniciativa de se tentar dinamizar a cena musical por intermédio de um evento midiático, por outro lado, os gestores municipais devem ficar atentos para que, em função das pressões de mercado e patrocinadores, não se permita a redução do espaço que naturalmente pertence às manifestações culturais que contam com raízes sociais e que se mantêm em constante processo de crescimento e renovação, cujo principal exemplo é o Choro, que, por sinal, vai muito bem, sempre pujante e criativo.
Rio de Janeiro, 8 de junho de 2009
Instituto Casa do Choro e Instituto Jacob do Bandolim

CHORO NO RÁDIO E NA TV

NO RÁDIO


Há dez anos, a Rádio MEC do Rio de Janeiro transmite o programa Roda de Choro. Na MEC FM (98,9 KHz) o programa rola às segundas-feiras, às 18 horas, e na AM (800 KHz) é nas terças, às 17 horas, com reprise aos domingos, às 11 horas.

A novidade é que os próximos 10 programas mostrarão a íntegra da caixa de CD´s da Acari Records "Choro Carioca - Música do Brasil". O primeiro programa estreou ontem. A produção e a apresentação do programa são de João Carlos Carino e, para esta série especial, haverá a participação da violonista, cantora e pesquisadora Anna Paes, que contribuirá com seus comentários brilhantes.



NA TV


E o programa Radiola, da TV Cultura, mostrou uma matéria especial sobre o choro ontem, dia 8. A equipe do programa conversou com os grupos Retratos e Choro das Três, e foi até o bar Ó do Borogodó, uma das poucas casas paulistanas dedicadas ao gênero. A reprise rola de sábado para domingo, às 2h30. É tarde, eu sei. Mas vale a pena ver.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

RODA DE CHORO COM RUY GODINHO ...

Ruy Godinho vai arrasar no programa deste sábado! O destaque do 1º bloco será sobre a Coleção Choro Carioca - Música do Brasil. O autor enfocado é o desconhecido Francisco Gurgulino de Souza, compositor de schottischs e valsas, e que viveu no Rio de Janeiro, provavelmente, entre 1870 a 1930.


No 2º bloco, o destaque vai para o lendário flautista, saxofonista, clarinetista e compositor paulista Nicolino Cópia, conhecido como Copinha, que foi um dos instrumentistas mais requisitados para acompanhar grandes nomes da era do rádio nos anos de 1930/40.


No 3º bloco, o turbilhão de criatividade do compositor, instrumentista e arranjador Inaldo Moreira e sua mais recente produção, o CD “Fernando Müller Interpreta Valsas Pernambucanas Volume 1”, lançamento de 2009. No 4º bloco, o do choro cantado, o destaque vai para a delicadeza, beleza e, sobretudo, para o resgate da música de qualidade do CD Impressões sobre Maurício Carrilho & Meira, de Teca Calazans, lançado no início do ano de 2007.



No 5º bloco, o destaque é o compositor, arranjador e violonista, Marcos Alves, que vem se destacando no cenário musical brasileiro como uma revelação de sua geração. Marcos estará lançando o CD autoral Pra Começo de Conversa, de 2009.


Ouça pela internet:
- Rádio Câmara, Brasília: www.radio.camara.gov.br (rádio ao vivo), sábados, 12h.
- Rádio Roquette Pinto, Rio de Janeiro: www.fm94.rj.gov.br - terças e quintas-feiras, 14h; quartas e sextas-feiras, às 2h.
- Rádio Universidade FM, Londrina-PR, quintas-feiras, 22h.


Produção e Apresentação: Ruy Godinho



Grande Ruy...E o livro??? rs..Estou aguardando o lançamento!

PARA QUEM GOSTA DE SAMBA E CHORO...

"PASCALINGUNDUM! - OS ETERNOS DEMÔNIOS DA GAROA"



A história do conjunto de samba mais tradicional de São Paulo está agora registrada no livro "Pascalingundum! - Os Eternos Demônios da Garoa", escrito pelo pesquisador Assis Ângelo.


O trabalho narra a trajetória dos mais de 60 anos de carreira do grupo, que iniciou suas atividades em 1943, apresentando-se nas rádios de São Paulo. Atualmente, o conjunto já não conta com nenhum integrante da formação original.


Para marcar o lançamento do livro, os atuais Demônios - que seguem com a corda toda - se apresentam neste sábado e domingo (06 e 07/06) no Teatro do SESC Pompéia. Como não poderia deixar de ser, estarão no repertório as saborosas criações do impagável Adoniran Barbosa, que eternizaram o conjunto.


SESC Pompéia
Rua Clélia, 93
Pompéia - SP
Sábado (06) - 21h

Domingo (07) - 18h
Ingressos: R$ 16 (inteira)
R$ 8 (usuário matriculado no SESC e dependentes, pessoas com mais de 60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes)
R$ 4 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes)
Mais informações: (11) 3871-7700




NA LAPA



O trio instrumental "Choro Novo", formado por Abel Luiz (cavaquinho), Wladimir (violão de sete cordas) e Pestana (pandeiro), se apresenta neste sábado, dia 6, às 16 horas, na Feira do Lavradio, na Lapa.

CHORO NOVO
Feira do Lavradio
16 horas
Rua da Lavradio, na altura da Cachaçaria Mangue Seco
Grátis



RECEITA MUSICAL



E também no sábado, dia 6, o projeto Receita Musical apresenta no Bar Itália o jovem grupo "Entre umas e outras", formado por Rafael Mallmith (7 cordas), Luís Barcelos (bandolim), Léo Pereira (cavaco) e Anderson Balbueno (pandeiro). Como convidado especial, Marcelo Caldi, no acordeon.



ENTRE UMAS E OUTRAS
Bar Itália
Praia de Charitas, 651
Niterói - RJ
Das 16h às 20h
R$ 13
(21) 26198634



Informações da Agenda do Samba & do Choro

segunda-feira, 1 de junho de 2009

HOJE É DIA? É SIM!!!

E porque hoje é segunda-feira.... No Rio de Janeiro tem "Entre umas e outras" no Sobrenatural, em Santa Teresa. Formado por Luís Barcelos (bandolim), Rafael Mallmith (violão de sete cordas), Léo Pereira (cavaquinho e voz), Anderson Balbueno (pandeiro e voz) e Edgar Araújo (percussão), o grupo promete um variado repertório de samba e choro, toda segunda-feira, a partir das 20 horas.


Então, entre umas e outras, desejo um espetáculo de semana para todos!


“ENTRE UMAS E OUTRAS”
Restaurante Sobrenatural
Av. Almirante Alexandrino, 432
Largo dos Guimarães - Santa Teresa
20h
Couvert a R$ 8

BENDITA SEGUNDA!!!

Tem jeito mais brasileiro, mais descontraído e mais gostoso de começar uma semana? Com músicos de primeiríssima qualidade, gente bonita, alegria e altíssimo astral, tudo fica melhor e mais gostoso, não é? Então, uma “Bendita Segunda” para todos!

BENDITA SEGUNDA
Bar Samba
Rua Fidalga, nº 308
Vila Madalena – SP
20 horas
Reservas: (11) 3819.4619

Quem sou eu

Minha foto
Apenas uma mulher apaixonada pela vida. Emoção. Sinceridade. Transparência. Essa sou eu.
eXTReMe Tracker